Notícias

Voltar

Petróleo atinge preço mais alto em anos

20.10.2021

Uso de petróleo para produção de eletricidade eleva ainda mais os preços, que sobem há meses. Consumidor sente os efeitos na inflação em alta e no custo dos combustíveis.

O preço do barril de petróleo alcançou o valor mais alto dos últimos anos nesta segunda-feira (18/10), impulsionado por uma alta no uso para a geração de energia elétrica.

O petróleo do tipo brent chegou a superar os 86 dólares e alcançou o valor mais alto desde outubro de 2018. Já o preço do tipo WTI passou de 83 dólares por barril, maior valor desde outubro de 2014. A alta dos preços de petróleo já passa de 60% só neste ano.

Um motivo para a alta dos preços do petróleo é o recuo na oferta e o consequente aumento nos preços do gás natural e do carvão, usados na produção de energia elétrica. Com o gás e o carvão em falta e caros, compensa usar petróleo para produzir eletricidade.

Há meses que o preço do petróleo vem aumentando no mercado internacional, o que gera inflação e é diretamente percebido pelos consumidores nos preços dos combustíveis, que estão em alta tanto no Brasil como na Europa e nos Estados Unidos.




Fonte: Reuters