Notícias

Voltar

Preços sobem com corte de produção da Opep

08.01.2019

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira, recuperando-se ainda mais de mínimas de um ano e meio registradas em dezembro, com o apoio dos cortes de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e estabilização dos mercados acionários.

O petróleo Brent subiu 0,27 dólar, ou 0,47 por cento, a 57,33 dólares.

O petróleo dos Estados Unidos avançou 0,56 dólar, ou 1,17 por cento, a 48,52 dólares.

"O ímpeto está voltando ao mercado após níveis de preços muito baixos", disse o estrategista da Petromatrix, Olivier Jakob.

Os preços receberam apoio de uma reportagem do Wall Street Journal dizendo que a Arábia Saudita está planejando cortar as exportações de petróleo bruto para cerca de 7,1 milhões de barris por dia (bpd) até o final de janeiro.

A Opep e seus aliados estão tentando conter um aumento na oferta global, impulsionado principalmente pelos Estados Unidos, onde a produção ultrapassou 11 milhões de bpd em 2018.

Mercados de ações mais otimistas também ofereceram apoio.

"Quando os mercados de ações são fortes, o petróleo geralmente segue o exemplo", disse o estrategista da PVM Oil Associates, Tamas Varga.

Ações subiram na expectativa de que negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China vão amenizar a guerra comercial. Perturbações no comércio prejudicam as perspectivas de crescimento econômico e demanda por petróleo.


Fonte: Reuters