Notícias

Voltar

"Plantando verde, colhendo vida"

09.11.2017

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Alto Alegre mobiliza crianças e a comunidade visando recuperar e proteger meio ambiente

Entre os dias 19 e 22 de setembro, crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de vários municípios na região onde está instalada a Usina Alto Alegre S.A. Açúcar e Álcool participaram de mais uma edição do projeto “Plantando Verde e Colhendo Vida”, desenvolvido pela usina. Ao todo foram mais de 1.300 crianças.

Os municípios envolvidos foram Colorado, Santa Fé, Lobato, Guaraci, Nossa Senhora das Graças, Santo Inácio, Itororó, Paranapoema, Itaguajé, Cafeara, Lupionópolis, Santa Inês, Imbiaçaba, Prado Ferreira, Jaguapitã, Centenário do Sul, Miraselva, Porecatu e Florestópolis juntamente com os distritos de Bentópolis e Alto Alegre.

O projeto teve início no mês de agosto. Nesta primeira etapa, os alunos destes municípios assistiram palestras educativas, nas próprias escolas, com comentários sobre a fauna, fotossíntese e reciclagem. Também participaram de dinâmicas e ainda foi lançado um desafio – um concurso de redação cujo tema foi o nome do projeto.

Na segunda etapa, os alunos foram levados a uma área da Alto Alegre, nas unidades Junqueira, Santo Inácio e Florestópolis, e utilizando mudas de viveiros próprios da usina, realizaram o plantio. Também neste dia, os autores das três melhores redações de cada escola, selecionadas pelas próprias professoras, foram premiados com tablet e todos os alunos receberam medalhas, além de lanches e refrigerantes.

O objetivo do projeto é conscientizar e sensibilizar alunos, professores e a comunidade em geral sobre a importância da preservação do meio ambiente, assim como ampliar a mata ciliar da Reserva Florestal. O que se busca é mostrar a necessidade de preservação dos remanescentes florestais para a sobrevivência da fauna existente neste habitat.

O projeto teve início na unidade de Presidente Prudente (SP) e se expandiu para as demais indústrias no Paraná, gerando resultados importantes junto às comunidades em que é realizado.
A Usina Alto Alegre possui três unidades no Paraná - Colorado, Santo Inácio e Florestópolis, e uma no estado de São Paulo.

Usina comemora o Dia das Crianças

Com o intuito de levar a experiência única do cinema para seus funcionários, familiares e comunidades locais, a Usina Alto Alegre, promoveu na semana do dia das crianças, o Cine Alto Alegre, um projeto de cinema itinerante, gratuito, realizado em algumas localidades nas quais a Empresa está presente.

Esta iniciativa foi destinada a levar momentos de descontração e entretenimento para funcionários, familiares e comunidade local.
Na ocasião, foi exibido o filme infantil “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”, premiado com o Oscar. Para participar, os interessados precisaram apenas chegar ao local indicado, escolher seu lugar favorito e aproveitar momentos inesquecíveis regados à pipoca, algodão doce e muita diversão.

O projeto Cine Alto Alegre contou com quatro sessões, que aconteceram entre os dias 9 e 13 de outubro, durante a semana das crianças, respectivamente nas cidades Florestópolis e Santo Inácio, no Paraná, Mariápolis e Martinópolis, em São Paulo, com público estimado de 2000 pessoas.